o que fazer em Braga

O que fazer em Braga? Tudo sobre o assunto!

Fundada pelos romanos há mais de 2000 anos, Braga é uma cidade rica em história e monumentos para descobrir. A terceira maior cidade do país, depois de Lisboa e Porto, é conhecida como Roma Portuguesa pelo número de edifícios religiosos encontrados lá. Mas o que fazer em Braga?

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre o que fazer em Braga, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que fazer em Braga?

Catedral de Santa Maria de Braga

A Sé ou Catedral de Braga é a mais antiga do país. De fato, começou a ser construída por volta do século XI, por ordem do bispo Dom Pedro e foi fundada no século XII. Entrar na Catedral, com quase 1000 anos e ver suas capelas espetaculares, é uma das melhores coisas para fazer em Braga.

Dentro da catedral destaca-se o claustro do século XVIII, que é maravilhoso por sua arquitetura, e o museu que abriga o Tesouro, em uma de suas capelas, estão enterrados os pais do primeiro rei português, Afonso Henriques, e ele mesmo. 

Devido à sua arquitetura, é uma obrigação para quem está na cidade, pois mistura vários estilos de arquitetura, como românico, gótico e barroco.

Preserva suas duas torres e um arco românico do lado de fora, enquanto no interior você pode ver a Capela de São Geraldo, decorada em escultura barroca e azulejos, a Capela dos Reis, que tem os túmulos dos pais do primeiro Rei de Portugal, e a Capela de Nossa Senhora da Glória, em estilo gótico e decorada com azulejos

Santuário do Bom Jesus do Monte

É o monumento mais visitado da cidade e Patrimônio Mundial da UNESCO. Localizado a 5 quilômetros do centro histórico no topo de uma colina, formada por uma igreja neoclássica e uma espetacular escada barroca, além de ser um dos centros de peregrinação mais importantes do país.

Suas escadas têm fontes para a purificação da alma, estações da Via Sacra, fontes alegóricas, capelas e estátuas diferentes. 

Na igreja, além de ver a escultura em madeira do Senhor dos Degraus localizada no altar-mor, você desfrutará de vistas espetaculares da cidade.

Para chegar ao Santuário, você pode pegar o ônibus que sai a cada hora da Avenida da Liberdade, que o deixa nos degraus do santuário. Mas se preferir, você pode reservar o ônibus turístico que, além de deixá-lo no local, terá guias para aprender mais sobre a cidade e sua história.

Praça da República

É sem dúvida o coração da cidade, onde a maioria dos bares e restaurantes está localizada, e os Bragarenses se reúnem em eventos especiais como São João, em junho. 

Na praça, que é um lugar perfeito para caminhar no final do dia, estão a Basílica das Congregações, a igreja da Lapa, o Chafariz da Praça da República, uma fonte curiosa e o museu Nogueira da Silva.

É um ponto de encontro central para visitantes e habitantes, que é o início do passeio por todos os monumentos históricos e igrejas do centro da cidade, bem como pelos cafés, já que a maioria dos cafés antigos e clássicos de Braga está concentrada nesta praça.

Centro histórico

Passear pela Rua do Souto que atravessa o centro histórico, do Arco da Porta Nova à Praça da República, é outra das melhores experiências de Braga. Esta rua tem muitas lojas e atrações turísticas.

O Arco da Porta Nova tem suas origens em um antigo portão medieval. Foi reconstruído no século XVIII em estilo barroco e se destaca pelo brasão de armas do arcebispo José de Bragança. 

Gostou de saber mais sobre o que fazer em Braga? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Compartilhe este post:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.