o que fazer em Aveiro

O que fazer em Aveiro? 4 sugestões

Aveiro não é apenas uma cidade lendária, mas também uma das localidades mais pitorescas de Portugal graças à sua rede de canais e edifícios Art Nouveau. Mas o que fazer em Aveiro?

À primeira vista, Aveiro parece uma pequena Veneza com seus barcos coloridos, chamados moliceiros, que navegam em canais que passam sob várias pontes. Tradicionalmente projetados para a colheita de algas, eles agora oferecem cruzeiros que atravessam a cidade.

Para ajudar você a entender mais sobre o que fazer em Aveiro, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que fazer em Aveiro?

Visite o Museu de Aveiro

Comece sua visita à cidade com um curto passeio pelo Museu de Aveiro. Instalado em um mosteiro do século XV conhecido como Mosteiro de Jesus, contém uma extensa coleção de objetos religiosos, incluindo pinturas renascentistas, esculturas e joias. 

A princesa portuguesa Joana ficou lá durante os últimos anos de sua vida, e seu túmulo lindamente esculpida foi colocado em um dos quartos. O museu também tem uma capela decorada com madeira dourada e mosaicos representando a vida da princesa.

Suba a bordo de um moliceiro

Uma das primeiras coisas que você verá quando chegar em Aveiro são os moliceiros. Emblemas da cidade, esses barcos coloridos se parecem um pouco com gôndolas italianas. São também seus barcos e suas muitas pontes que renderam a Aveiro seu apelido de “Veneza Portuguesa”. 

Antes de se tornarem uma atração turística, os moliceiros eram usados para colher algas que eram então usadas como fertilizantes. 

Quando o comércio terminou, os barcos mudaram de função e agora oferecem passeios pela cidade. Você não precisa reservar com antecedência, você pode simplesmente ir ao cais e embarcar em um barco diretamente.

Admire os edifícios Art Nouveau

De frente para os canais, magníficos edifícios Art Nouveau se distinguem por suas varandas de ferro forjado e fachadas coloridas. Você provavelmente verá alguns deles durante o seu cruzeiro, mas também há uma caminhada temática Art Nouveau que o guiará por essas propriedades. 

Os mais conhecidos são, sem dúvida, o Museu Art Nouveau, a Casa dos Ovos Moles e a Cooperativa Agrícola, localizados no número 7 da Rua João Mendonça. 

Depois de fotografar esses magníficos edifícios, você pode relaxar no Jardim do Rossio, um pequeno parque ladeado de palmeiras com vista para o canal.

Prove os Ovos Moles e Tripas de Aveiro

Ovos Moles são uma iguaria tradicional de Aveiro. Você não poderá deixar a cidade sem provar este delicioso deleite local feito de gemas de ovos e açúcar. 

Pode assumir a forma de pequenos barris de madeira, mas a versão mais popular continua sendo a de conchas feitas de papel de arroz. 

Vários locais da cidade oferecem Ovos Moles, mas Maria da Apresentação é um dos melhores lugares para apreciá-los. Se você quiser aprender a fazê-los, pode até participar de uma oficina de culinária na Oficina do Doce.

Também nascido em Aveiro, Tripas são pequenas delícias que parecem uma panqueca, mas são feitas de uma massa mais grossa. Você pode prová-los em Tezero, que oferece uma grande variedade de coberturas, como geleia ou chocolate, bem como o tradicional Ovos Moles.

Gostou de saber mais sobre o que fazer em Aveiro? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Compartilhe este post:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.