Fundada pelos romanos há mais de 2000 anos, Braga é uma cidade rica em história e monumentos para descobrir. A terceira maior cidade do país, depois de Lisboa e Porto, é conhecida como Roma Portuguesa pelo número de edifícios religiosos encontrados lá. Mas o que fazer em Braga?
Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre o que fazer em Braga, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
O que fazer em Braga?
Catedral de Santa Maria de Braga
A Sé ou Catedral de Braga é a mais antiga do país. De fato, começou a ser construída por volta do século XI, por ordem do bispo Dom Pedro e foi fundada no século XII. Entrar na Catedral, com quase 1000 anos e ver suas capelas espetaculares, é uma das melhores coisas para fazer em Braga.
Dentro da catedral destaca-se o claustro do século XVIII, que é maravilhoso por sua arquitetura, e o museu que abriga o Tesouro, em uma de suas capelas, estão enterrados os pais do primeiro rei português, Afonso Henriques, e ele mesmo.
Devido à sua arquitetura, é uma obrigação para quem está na cidade, pois mistura vários estilos de arquitetura, como românico, gótico e barroco.
Preserva suas duas torres e um arco românico do lado de fora, enquanto no interior você pode ver a Capela de São Geraldo, decorada em escultura barroca e azulejos, a Capela dos Reis, que tem os túmulos dos pais do primeiro Rei de Portugal, e a Capela de Nossa Senhora da Glória, em estilo gótico e decorada com azulejos
Santuário do Bom Jesus do Monte
É o monumento mais visitado da cidade e Patrimônio Mundial da UNESCO. Localizado a 5 quilômetros do centro histórico no topo de uma colina, formada por uma igreja neoclássica e uma espetacular escada barroca, além de ser um dos centros de peregrinação mais importantes do país.
Suas escadas têm fontes para a purificação da alma, estações da Via Sacra, fontes alegóricas, capelas e estátuas diferentes.
Na igreja, além de ver a escultura em madeira do Senhor dos Degraus localizada no altar-mor, você desfrutará de vistas espetaculares da cidade.
Para chegar ao Santuário, você pode pegar o ônibus que sai a cada hora da Avenida da Liberdade, que o deixa nos degraus do santuário. Mas se preferir, você pode reservar o ônibus turístico que, além de deixá-lo no local, terá guias para aprender mais sobre a cidade e sua história.
Praça da República
É sem dúvida o coração da cidade, onde a maioria dos bares e restaurantes está localizada, e os Bragarenses se reúnem em eventos especiais como São João, em junho.
Na praça, que é um lugar perfeito para caminhar no final do dia, estão a Basílica das Congregações, a igreja da Lapa, o Chafariz da Praça da República, uma fonte curiosa e o museu Nogueira da Silva.
É um ponto de encontro central para visitantes e habitantes, que é o início do passeio por todos os monumentos históricos e igrejas do centro da cidade, bem como pelos cafés, já que a maioria dos cafés antigos e clássicos de Braga está concentrada nesta praça.
Centro histórico
Passear pela Rua do Souto que atravessa o centro histórico, do Arco da Porta Nova à Praça da República, é outra das melhores experiências de Braga. Esta rua tem muitas lojas e atrações turísticas.
O Arco da Porta Nova tem suas origens em um antigo portão medieval. Foi reconstruído no século XVIII em estilo barroco e se destaca pelo brasão de armas do arcebispo José de Bragança.
Gostou de saber mais sobre o que fazer em Braga? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!