aprender inglês 

Aprender inglês: é preciso viajar para outro país?

Essa pergunta é clássica! Muitas pessoas ainda acreditam que aprender inglês ou qualquer língua estrangeira só será realmente eficiente se viajar para o país da língua nativa.

A resposta é NÃO! Você não precisa sair do Brasil para aprender inglês. Tudo depende de dedicação. Existem brasileiros que moram nos Estados Unidos há mais de dez anos e ainda não são fluentes? Como? Eles não interagem o suficiente com o mundo americano.

Como assim? A comunidade brasileira é muito forte no exterior, principalmente nos EUA e, acredite, é possível viver nos Estados Unidos sem ter de falar inglês. Há bairros inteiros dominados por brasileiros e outros estrangeiros.

Enfim, já deu para ver que viajar para outro país não garante que você vá aprender inglês. Mas então, como faço? Siga nossas dicas a seguir.

Mas como aprender inglês?

Defina o objetivo que mais lhe convier

Aprender inglês é uma jornada de iniciativa. Você sabe de onde você é, mas não sabe onde vai chegar. Para ser bem sucedido, recomendo vivamente que tenha uma ideia clara do nível que pretende atingir.

Para encontrá-lo facilmente, fizemos a lista, abaixo. Você certamente reconhecerá a situação em que está e a razão pela qual deseja aprender inglês.

Aprenda o básico

Se você seguiu seus estudos no Brasil, normalmente você deve conhecer o básico do inglês para viajar. 

Como o nível do Brasil para esta língua é, contudo, considerado medíocre ou insuficiente, você precisa adquirir mais vocabulário, saber dominar a gramática e a hora correta de usar de acordo com as circunstâncias. 

Em seguida, analise os itens essenciais que permitem entender e decifrar o que é dito durante a viagem. Se você tem medo de não chegar lá sozinho, procure ajuda em locais especializados. Isso também permitirá que você recupere um nível básico suficiente para viajar e evoluir no local de destino.

Enriqueça seu vocabulário

Continue na mesma direção para enriquecer seu vocabulário com livros que os agrupam por tema. Ao aprender os que são úteis para viajar, eles também ajudam você a assimilar termos relacionados a comida, transporte, esporte, moda etc. 

Assistir regularmente a filmes ou séries americanas ou inglesas em legendas originais ou em inglês também ajuda você a se familiarizar com os diferentes sotaques e pronúncias em inglês. 

De fato, o sotaque americano e britânico sendo diferente em muitos pontos, você deve aprender a distingui-los. Se o significado de uma palavra lhe escapa, use um dicionário Inglês-Inglês para entendê-lo. O termo de pesquisa é explicado em outras palavras em inglês.

Siga um estágio

Não há nada melhor do que fazer um estágio em inglês para aprender o idioma inglês para dominá-lo durante suas viagens. Se você tiver tempo, praticar inglês por vários dias consecutivos é outra maneira de falar fluentemente. 

Na verdade, você é forçado a falar apenas inglês, o que exige que você pense em inglês ou escreva em inglês. Tal iniciação não deixa de dar frutos, mesmo que dure apenas alguns dias. Depois disso, você se sentirá pronto para viajar sem precisar de um intérprete para ajudá-lo.

Pratique Inglês diariamente

Praticar inglês todos os dias, sempre que a oportunidade permitir, também inculca o hábito de conversar em inglês. Para fazer isso, ouça canais de notícias como CNN ou Skynews para desenvolver seu vocabulário ou conduzir sua pesquisa na web em inglês, em vez de português, etc.

Outras dicas

Eventos organizados em inglês também são outras oportunidades para praticar a língua inglesa, o motivo para você ir lá regularmente. 

A partir de agora, você também pode configurar seu smartphone em inglês para se acostumar ou, por que não, assistir somente a programas em inglês, apenas para entrar no ritmo. Navegar em fóruns de viagem em inglês é outro, fornecendo as informações necessárias durante a sua viagem, etc.

Conclusão

Voltando a nossa pergunta-título desse artigo, você pode economizar o dinheiro de suas passagens para o exterior, pois, poderá aprender inglês aqui mesmo no Brasil.

Porém, sempre é bom lembrar que quanto mais contato com o ambiente do idioma mais fácil para aprender, ou seja, se você puder viajar, isso só aumentará o seu desempenho, mas, não necessariamente fará com que você aprenda a língua, isso dependerá único e exclusivamente de seu esforço pessoal.

Gostou de saber mais sobre como aprender inglês? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você! 

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.